"

domingo, 28 de agosto de 2016

Cada ser humano carrega em si o Universo (Vídeo) - Luiza Gosuen





CADA SER HUMANO CARREGA EM SI O UNIVERSO
                          Luiza Gosuen
 
Ao nascermos temos o privilégio de adentrar os portões de um paraíso que nos
recebe de braços abertos, oferecendo tudo de exuberante que existe nesse
Universo e que, gratuitamente, nos é disponibilizado como um "presente".

Vem-me à mente as palavras do filósofo brasileiro, Arcângelo Buzzi, que diz:
“A palavra Natureza vem do verbo latino "Nasci", que significa “brotar", "nascer".
Portanto, de forma conjunta, iremos fazer parte da Natureza que acopla em nós uma cópia de si mesma, e que é tecida  magistralmente pelas mãos do Criador.

Sinta o ar entrando em seus pulmões:
é como o embrenhar por um bosque fechado, com trilhas estreitas;
uma cópia exata da magnitude que é o inalar e exalar  desse precioso componente que irá dar vida a todo o Planeta:     o oxigênio.
Tente agora vislumbrar uma correnteza, ouça o barulho,
atente para o leva e traz dos nutrientes nesse fluir  contínuo.

Agora, ouça o borbulhar do sangue em suas veias, no trajeto perfeito de conduzir a cada parte o vermelho da vida em forma líquida.
 Nossa voz se assemelha aos ventos, é o que nos difere de todo ser e nos iguala ao Supremo que, em sendo Verbo, se fez carne,  habitou entre nós para expressar seu amor.

A voz é um som que tanto pode espalhar a brisa e a mansidão, quanto trazer a tormenta num grito de guerra e de destruição ;
da nossa boca, a voz pode sair em forma de carinho ou de um sopro que apaga uma chama, ou rugir em forma de furação e, junto com a Língua -  que serve  não só para depurar as  delícias - mas também  para maldizer, destruir e  matar.

 Outro órgão de importância vital, nosso rim,  que filtra tudo que foi absorvido pelo  corpo , trazendo o equilíbrio para que os outros órgãos possam se manter saudáveis.
Assim é a camada de ozônio que barra todas as radiações nocivas, impedindo que sejamos maltratados por impurezas vindas de todo o Cosmo.
Mas o homem não cuida do que lhe foi oferecido e, constantemente, assistimos atônitos a desmatamentos com corte de árvores centenárias.
E florestas inteiras sendo disseminadas pelo fogo criminoso, que muitas vezes também alcança nossos mares.

A água , elemento de onde fomos formados, que desde o útero nos acolhe e nos nutre, hoje está escassa, Imprópria para consumo.
Rios poluídos, geleiras ameaçadas, mares contaminados empresários insanos, pessoas descuidadas, contaminando e devastando o habitat natural dos animais aquáticos.

Huberto Rohden,outro filósofo brasileiro, entende esses efeitos como graus de conhecimento no homem.
A "subconsciência inferior" traduzida nas suas "manifestações egóicas" ou intelectual, quando o homem se julga superior a tudo e a todos, e a "cosmoconsciência da razão“ , quando o homem compreende, por fim, que ele também é parte desse todo harmônico.

E nossos ossos: são como a dureza dos minerais entranhados no solo, dando forma e existência duradoura à superfície. Na natureza, as escavações  deformam a terra pela ganância corruptível  e pela busca desordenada do valor  do mineral,  assim como fazem para extrair ossos e chifres dos animais, matando-os sem ao menos se importarem com o martírio de outros seres viventes.

Nossos membros se assemelham ao corpo do Planeta, onde os movimentos integram as partes trazendo mobilidade sinérgica entre todos os povos.
E quando nasce mais um dia tão claro : é como a beleza da visão, com suas cores que irradiam alegria, junto com o calor do sol que brilha pujante e onipotente,envolvendo toda a Terra.

Então, de mansinho chega a noite, que vem, assim  como o sono, aos pouquinhos, e vai nos acomodando, tranquilizando-nos com seu véu escuro e cobrindo-nos com a paz e o descanso.

E essa calma encontramos nos versos de Fernando Pessoa
"Agora amo a Natureza como um monge calmo ama a Virgem Maria, religiosamente e, a meu modo como dantes(...) trouxeste-me a Natureza  para o pé de mim".

Por que o ser humano sente essa necessidade ilógica e incontrolável de destruir a Natureza? 
“É preciso habitar a Terra, no sentido, no decoro, na dignidade e na disciplina de suas dádivas". (Arcângelo Buzzi)

Será que, inconscientemente, achamos que o que Deus criou não foi bom?
“É sabedoria agir de acordo com a  Natureza, ouvindo a sua voz".  
(Heráclito, filósofo grego pré-socrático).

 “O mundo da simplicidade, da natureza, da fonte de água limpa e do canto dos pássaros é um pedaço do céu e a voz de Deus, que muitos não conseguem ouvir”.   Luiza Gosuen)
“ Quando se despreza a natureza, se despreza também seu criador." (Luiza Gosuen)

 “Nosso planeta adoeceu ,mas não vamos deixa-lo  morrer : seremos seus guardiões em retribuição à benevolência que nos acolhe.
Está em nossas mãos! O futuro das novas gerações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário